Atrair, encantar, seduzir…Quem nunca sonhou em ter mais carisma? Afinal de contas, o caminho para crescer na carreira e liderar costuma passar por esse tal “carisma”. Para definir o conceito dessa palavra, encontramos referências a um certo “dom da graça de Deus”, ou uma “força divina, conferida a uma pessoa”. É como se o...
AÇÕES AFIRMATIVAS PARA VOZES FEMININAS
O que define nossa capacidade comunicativa? Como conquistamos os espaços de fala nos grupos sociais a que pertencemos? Há talentos naturais que conquistam os espaços quase sem nenhum esforço, mas há uma parcela grande cuja conquista de espaços na comunicação é mais penosa. Observamos isso já no ambiente escolar. As lideranças-mirim aparecem naturalmente, dominam...
DECIDIR O QUE NÃO FALAR É TÃO IMPORTANTE QUANTO DECIDIR O QUE FALAR
Num tempo em que cada minuto conta muito, e onde as informações nos chegam a todo momento, apresentações intermináveis e divagantes, são um pesadelo . Tudo fica ainda mais difícil quando percebemos a falta de foco de quem fala, que muitas vezes, não sabe ele próprio definir qual é a ideia principal da sua...
COMO GANHAR CONFIANÇA PARA SUA PROXIMA APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO
O medo de falar em publico é multifatorial, e envolve questões de temperamento, personalidade e historia pessoal. Por conta disso, não há uma receita única pra se livrar dele. Mas o cuidado com alguns detalhes podem melhorar muito a sensação de confiança: Uma boa apresentação em público começa com o aceite do convite....
QUANTO ESPAÇO VOCE OCUPA QUANDO FALA?
A linguagem corporal é universal e extremamente poderosa. A postura, o posicionamento das pernas e braços, assim como a sua movimentação transmitem muitas informações , até mesmo enquanto não estamos falando. Isso acontece porque o caminho cerebral da visão é mais rápido do que o da audição. Ou seja, nossa percepção visual é mais...
COMO REAGIR AO OLHAR PENETRANTE
Mesmo reconhecendo a importância do olhar na comunicação, muitas pessoas tem grande dificuldade em manter contato de olhos durante uma conversa ou uma reunião. A dificuldade não é tão grande enquanto estão ouvindo a outra pessoa. Mas quando chega a vez delas falarem, o desconforto começa. Sentir o silêncio e o olhar da outra...
INVISTA NO AMBIENTE E EQUIPAMENTOS PARA VIDEOCHAMADAS
Escolher as palavras certas é essencial, mas a efetividade da nossa comunicação está na parte não verbal. Ela é mais forte que as palavras e se constitui numa linguagem social quase invisível. Isso acontece porque possuímos sensores não verbais poderosos. A sinalização não verbal, e a interpretação de sinais é automática. E isso...
O PODER DA “ÚLTIMA IMPRESSÃO”
Nossa identidade, nossos aprendizados, nossos gostos. Tudo isso e muito mais é resultado não apenas das nossas experiências, mas principalmente das nossas memórias. A lembrança do que vivemos, é o que fica de concreto para nós, depois que a experiência termina. A memória é tão importante, que se tornou objeto de estudos de incontáveis...
A REGRA DOS DEZ MINUTOS
Prestar atenção a qualquer estímulo em particular, implica ignorar muitos outros. Nosso cérebro precisa trabalhar mais para essa finalidade, e por isso, consome energia. Se você dá aulas ou palestras, já deve ter percebido isso. Deve ter percebido, também, que após algum tempo é possível notar sinais de que o nível de atenção...
DESLIGAR A CÂMERA DURANTE A VIDEOCONFERENCIA DEIXA O PALESTRANTE FALANDO SOZINHO
Talvez não faça muita diferença para você, assistir uma apresentação remota, com a sua câmera desligada. Mas para quem está falando, ver apenas fotos ou duas letrinhas na sua janela é muito desconfortável. Esse é o resumo da queixa de uma grande amiga, acostumada a dar palestras presenciais pra públicos grandes, mas que teve...