QUANTO ESPAÇO VOCE OCUPA QUANDO FALA?

A linguagem corporal é universal e extremamente poderosa. A postura, o posicionamento das pernas e braços, assim como a sua movimentação transmitem muitas informações , até mesmo enquanto não estamos falando.

Isso acontece porque o caminho cerebral da visão é mais rápido do que o da audição. Ou seja, nossa percepção visual é mais ágil que a auditiva. Isso significa que enxergamos antes de ouvirmos. Por consequência, podemos dizer que a nossa comunicação começa pela visão.

Minha intenção nesse artigo, é analisar a linguagem corporal a partir do espaço visual que ocupamos. Sim, estamos falando de espaço físico e do espaço que o nosso corpo ocupa num cenário presencial e num cenário virtual. A forma como preenchemos esse espaço é muito importante e pode fazer uma enorme diferença no impacto da comunicação final.

Comecemos analisando o que ocorre numa situação de comunicação presencial: Subir num palco e  pegar um microfone pode ser desafiador pra muitas pessoas e gerar um desconforto corporal . Tal desconforto, em geral, se traduz num “encolhimento” corporal, que faz com que ocupemos menos espaço.  Até mesmo quando não temos consciência desse desconforto, o mais comum que aconteça, é mesmo esse encolhimento. Portanto, a orientação que costumo dar aos meus clientes,  é aproveitar alguns poucos minutos antes da sua vez de falar, em silencio, apenas respirando. Enquanto o ar entra e sai dos pulmões, sentir seu corpo se expandindo, tanto no sentido vertical  ( no eixo coluna-cabeça) quanto no horizontal ( alinhamento de ombros) . Dois minutos nessa prática, são suficientes para lembrar nosso cérebro da postura de confiança que precisaremos manter ativada na sequencia.

Já na situação de comunicação virtual,  recomendo manter as regras básicas: Fundo neutro e organizado, iluminação de frente para o rosto e fone de ouvido.  Mas, para que o espaço visual impacte mais positivamente ainda, lembro meus clientes observarem a proporção que seu tronco e rosto estão ocupando, em relação ao cenário, na imagem. Nosso rosto deve estar, de fato, em primeiro plano. Portanto, recomendo observar o espaço que fica nas laterais ( para o rosto ficar centralizado) e no alto da cabeça ( deve sobrar pouco teto) .

Da próxima vez que tiver que falar, pergunte-se:  Quanto espaço desejo ocupar  com minha comunicação? Lembrar  dessas regrinhas simples, garante uma presença visual mais forte, e pode ajudar a transmitir segurança e confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *