O QUE VOCE RESPONDE QUANTO TE PERGUNTAM “VOCÊ TRABALHA COM O QUE?”

A  célebre pergunta “ você trabalha com o que?” é onipresente quando o assunto é quebrar o gelo numa primeira conversa. Desde o inicio da nossa vida adulta, ela pode mudar de roupagem, mas está lá, sempre pronta pra iniciar um bate-papo.  Os anos vão passando, às vezes essa resposta vai ficando mais fácil, outras vezes, mais difícil.

Recentemente, fiz uma enquete informal em uma das minhas redes sociais,  e verifiquei que  um dos primeiros entraves é decidir se respondemos essa pergunta pelo começo ou pelo fim. Ou seja, devemos responder   baseados na nossa formação ou na nossa ocupação atual? A maioria do grupo  que respondeu ( 68%)    baseia sua resposta na ocupação atual . Perguntei também  se as pessoas já tem uma resposta padrão, e novamente, a maioria (59%) diz que já tem uma resposta padrão .   Há uma outra parcela (41%) que  não tem uma resposta padrão, o que nos leva a pensar que adaptam a resposta de acordo com o  interlocutor do momento.  Quando perguntei se gostavam das respostas que davam, a maioria (67%) afirmaram que sim, enquanto 33% disseram não gostar das respostas que geralmente dão a essa pergunta.  Finalmente , a pergunta decisiva  foi relacionada ao tempo de duração dessa resposta:  62%  levam menos de 30 seg , enquanto 38% gastam  mais de 30 seg pra falar sobre o que fazem .

Essa última pergunta nos remete ao conceito de “Elevator pitch”, ou “Discurso de elevador”.  Esse conceito é usado para definir  um momento importante de fala onde temos um breve período de tempo para apresentar  nosso produto ou negócio . Durante esse tempo, a ideia  não é vender nosso produto, nem a nós mesmos. O objetivo principal é  atrair a atenção  da pessoa com quem falamos,  para o que temos a oferecer. Após esse breve momento, nosso interlocutor pode nos conceder mais tempo, caso tenha se  interessado. Caso contrário

, ele certamente levará nossas informações na memória e poderá nos indicar  numa situação futura.

Encontrar as palavras certas nessa hora não é tarefa fácil.  O tempo limitado nos obriga a fazer escolhas e distinguir o que é essencial  de o que  é detalhe. Cada palavra importa, nesse caso.  Por isso, certifique-se de que sua fala responda, pelo menos a essas 3 perguntas:

  1. Quem é você e o que você faz
  2. Que solução seu produto ou serviço oferece?
  3. Quem são os potenciais beneficiários do seu produto ou serviço

Não é fácil.  Para chegarmos à clareza do que  desejamos  transmitir e à simplicidade na maneira de falar, é preciso colocar mãos à obra. Pensar, rascunhar, organizar e treinar muito.  Comece colocando no papel, na íntegra, tudo  o que você  acha importante e relevante sobre você e sobre o seu trabalho. Depois, organize as informações de um jeito que fique bem parecido com o jeito que você falaria.  Na maioria das vezes, temos que cortar muitas  palavras  e tirar informações desnecessárias. Tudo para que o mais importante  sobre você , sobre o seu trabalho e sobre seus projetos futuros,  fique bem claro!

Não subestime nenhuma situação de conversa inicial. Qualquer quebra-gelo pode valer um excelente “Elevator Pitch”!

 

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