A maneira como nos comunicamos depende muito do nosso modo de funcionamento. Susan Cain, em seu livro “O poder dos quietos” define muito bem esse “modo de funcionamento” quando conceitua e classifica introvertidos e extrovertidos .
De forma simplificada, podemos dizer que ambos os perfis diferem quanto: (1) à quantidade de estímulo externo que precisam para funcionar bem, (2) à maneira como gostam de trabalhar e (3) à maneira como recarregam suas baterias.
Introvertidos, por exemplo, gostam de poucos estímulos externos e são mais atraídos pela vida interna. Já para os extrovertidos, quanto mais estímulo, melhor. Eles são atraídos pela vida ao seu entorno, pelas outras pessoas e pelas atividades com elas. No campo profissional, introvertidos gostam de trabalhos onde possam estar mais focados e sozinhos, preferindo mais os trabalhos solo aos em grupo. Já os extrovertidos, sem sombra de duvidas, gostam do contato com outras pessoas e de trabalhar em grupo. Quando precisam recarregar as baterias, introvertidos gostam de ficar sozinhos ou com poucas pessoas, enquanto os extrovertidos procuram outras pessoas pra compartilhar momentos em grupo.
Mas é importante compreender que ser introvertido é diferente de ser tímido. A timidez não é um traço de personalidade, não tem a ver com o “modo de funcionamento”. A timidez está relacionada com o medo de se expor pelo receio da avaliação que os outros farão. Portanto, a timidez pode estar presente tanto entre introvertidos quanto entre os extrovertidos. Assim, é possível encontrar Introvertidos tímidos, Introvertidos não tímidos, Extrovertidos tímidos, Extrovertidos não tímidos e até mesmo ambivertidos. Nessa ultima categoria estão aqueles que se encontram no meio do caminho, entre introvertidos e extrovertidos. São aqueles que se adaptam facilmente às demandas externas, podendo conviver socialmente sem problema algum, e que ao mesmo tempo, gostam de recarregar as energias estando sozinhos.
Em seu livro, Susan Cain propõe um teste simples, o qual eu transcrevo agora pra você identificar qual seu modo de funcionamento:
Se você ainda não tem certeza de onde se encaixa no espectro introvertido-extrovertido, pode descobrir aqui. Responda a cada questão com um “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) escolhendo a resposta que lhe é mais frequente:
- ___Prefiro conversas individuais a atividades em grupo
- ___Geralmente prefiro me expressar por escrito
- ___Gosto da solidão
- ___Pareço me importar menos que meus colegas com fama, fortuna e status
- ___Não gosto de jogar conversa fora, mas gosto de tópicos profundos que importam para mim
- ___As vezes dizem que sou um bom ouvinte
- ___Não gosto muito de correr riscos
- ___Gosto de trabalhos que me permitam “mergulhar” com poucas interrupções
- ___Gosto de celebrar aniversários de maneira reservada, com apenas um ou dois amigos e familiares
- ___As pessoas me definem como alguém de “fala mansa” ou “meigo”
- ___Prefiro não mostrar meu trabalho ou discutir sobre ele com os outros até ter terminado
- ___Não gosto de conflitos
- ___Trabalho melhor sozinho
- ___Tendo a pensar antes de falar
- ___Sinto-me exaurido depois de estar em público, mesmo que tenha me divertido.
- ___Às vezes deixo ligações caírem na caixa postal
- ___Se tivesse que escolher, preferiria passar um fim de semana com absolutamente nada para fazer a um com muitas coisas programadas.
- ___Não gosto de fazer muitas coisas ao mesmo tempo
- ___Consigo me concentrar com facilidade
- ___Em situações de sala de aula, prefiro palestras a seminários.
Se você respondeu Verdadeiro para a 10 ou mais itens, você provavelmente é um introvertido. Se, ao contrario respondeu Falso para 10 ou mais itens, você deve ser um extrovertido. Porém, se houve um empate, e você teve igualmente 10 Falsos e 10 Verdadeiros, então, você provavelmente é um Ambivertido
Não existe um modo de funcionamento certo ou errado. Existe o melhor jeito de lidarmos com o nosso próprio modo. Conhecendo e respeitando nosso modo de funcionamento, tiramos o melhor de nós mesmos. E o mundo agradece, pois precisamos, igualmente, dos talentos de introvertidos e extrovertidos.