MELHORE A SUA COMUNICAÇÃO NOS VIDEOS USANDO UM “AVATAR”

A ideia de “aparecer” num vídeo ainda faz muita gente suar frio. Se o vídeo for pra fins profissionais é pior ainda.  Recentemente, um amigo me confidenciou, desanimado:  “Cida, eu me transformo quando tenho que gravar um vídeo. Nem  parece que sou eu!  É só saber que está gravando, que eu  travo.  Já tentei decorar, ler num papel perto da câmera, e nada dá certo. O que eu faço? ”

Bem, primeiro: decorar, ler e falar de forma espontânea são três coisas completamente diferentes. Cada  uma dessas tarefas recruta áreas diferentes do nosso cérebro. Isso faz com que o resultado seja totalmente diferente.  Se você não é jornalista que grava em estúdio com teleprompter, nem ator que  está treinado para decorar suas falas,  não recomendo ler ou decorar  seu conteúdo. Gravar vídeos não é tarefa fácil pra nenhum de nós  . Há muita coisa envolvida. Da insegurança com o visual ao medo do fracasso,   a lista é grande.Mas,  se ainda assim,  você deseja  ,   parecer natural e espontâneo, o melhor mesmo é apostar no básico:  planejar primeiro,   fazer um roteir0 apenas com as palavras chave ,   olhar pra câmera  e falar como se estivesse conversando com um amigo.

E é sobre esse último passo, falar como se estivesse falando com um amigo, que vamos conversar hoje. Ter alguém em mente na hora de gravar, ajuda muito a evocar a espontaneidade. Por isso, é comum a gente ouvir essa sugestão:  “faz de conta que você está falando para um amigo”. Mas nem sempre esse tal “amigo” representa o destinatário ideal do seu vídeo. Pra ajudar a resolver esse dilema, vamos pegar do Marketing, um conceito que vai nos ajudar. É o AVATAR, que grosso modo, significa público-alvo. Só que é mais do que isso. Para construirmos o nosso AVATAR, precisamos conhecer um pouco mais das pessoas pra quem se destina o nosso vídeo. Aspectos como gênero, idade, profissão são importantes. Mas para o nosso AVATAR ficar completo precisamos de mais detalhes:  quais as suas dores, suas necessidades, seus desejos?  Quais são seus hábitos?  Enfim, precisamos ter uma imagem muito concreta de com quem estamos nos comunicando. Quando isso não acontece, nós falamos, mas não nos comunicamos. Não atingimos, não nos conectamos.

Então, na hora que você for  gravar seu próximo vídeo,  não pense só no seu assunto. Pergunte a si mesmo, com quem você quer se comunicar, pra quem você quer entregar o seu recado. Ative no seu cérebro a imagem do seu AVATAR. e converse com ele. As chances da sua fala ficar mais direta, simples e natural vão aumentar bastante.

Boa sorte!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *