Como produzimos as palavras que falamos?

Você já pensou como uma frase simples como “Só vou voltar na semana que vem” pode revelar várias coisas? Além do conteúdo em si, por exemplo, ela pode revelar muitas coisas a respeito de quem fala, como o sexo, a idade, a procedência geográfica e o nível sócio-educacional . Isso sem falar nos sentimentos ou nas intenções subliminares, como desprezo, raiva ou entusiasmo. Dificilmente pensamos nisso quando falamos. Geralmente, nossa única preocupação é escolher as palavras mais adequadas para expressar o que pretendemos. Mas será que são só as palavras que revelam todas essas informações? Qual será o papel da maneira que falamos uns com os outros?
Pois é…Quando o assunto é comunicação humana a coisa geralmente não é muito simples, a começar da terminologia. Fala, voz, língua, linguagem …Estamos acostumados a ouvir essas palavras.
Mas, qual será o significado exato delas?
Voz é a palavra que usamos para designar o som produzido pelas nossas pregas vocais. Elas são duas, estão paralelas ao solo, no topo de um tubo por onde passa o ar que respiramos. Quando soltamos esse ar, as pregas vocais se aproximam e vibram, produzindo o som. Esse som, sozinho, é muito fraquinho, débil. Mas assim que ele é produzido, ele passa pelo tubo faríngeo, pela cavidade oral, e nasal. Assim, a voz é enriquecida de harmônicos, e torna-se mais audível e agradável. Já dentro da cavidade oral, esse som é transformado em palavras por intermédio dos movimentos da língua, dos lábios, dentes, bochechas e palato. É a movimentação dessas estruturas que é responsável pela produção da fala. Já a linguagem é responsável pela representação abstrata dos conteúdos que vamos comunicar. Diz respeito ao significado das palavras que usamos. Esse mesmo significado pode ser representado de maneiras diferentes, por meio de diferentes denominações, de acordo com a língua que se está utilizando (português, francês, inglês, etc) .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *