Hoje eu quero falar com vocês sobre o Steve Woznik. Pra quem não conhece, ele foi o parceiro do Steve Jobs na criação da APPLE, responsável direto pelo sucesso tecnológico da empresa. Ele era bom em “criar” e o Jobs era bom em “vender” produtos. Ele é uma figura hoje bastante reverenciada entre os nerds.
Mas quando mais jovem, era um típico introvertido. Para ser produtivo e criativo, Wozniak gostava de trabalho solo, em escritório fechado ou mesmo concentrado em sua baia. Eram horas a fio trabalhando sozinho numa empolgação só! Pouca fala e muita ação…
A comunicação mesmo, ele desenvolveu de outras formas, como por exemplo durante os 8 anos em que deu aulas para uma escola secundária e durante suas inúmeras atividades de caridade.
Com o tempo , aprendeu a se abrir, a falar em público e até apareceu num programa muito popular nos Estados Unidos, chamado Dançando com as Estrelas.
Então, se você não tem o perfil do extrovertido típico, um super comunicador de carteirinha , não se preocupe. Inspire-se na história do Wozniak, um introvertido que respeitou a si mesmo, lutando atrás dos seus sonhos, a seu modo…com muitas horas de trabalho solo, com pouca fala, mas muito trabalho mental. E que, paralelamente, entendeu e aceitou a necessidade de uma conexão comunicativa maior , se tornando um dos melhores comunicadores introvertidos da atualidade.