O que vale mais: talento ou esforço?

Muita gente me pergunta: Cida, eu tenho a sensação de que os bons comunicadores já nascem prontos…voce acha mesmo que vale a pena eu me esforçar para melhorar minha comunicação?

Claro que eu sempre respondo que vale a pena sim!

Mas recentemente, lendo um livro da Carol Dwek*, conheci o conceito de Mindset, e entendi porque o esforço e o treino fazem muita diferença.  

Olha só, o conceito de Mindset tem a ver com o modelo de funcionamento da nossa mente e também com os significados que damos aos eventos que acontecem na nossa vida. Então ficaria assim:

  1. MINDSET FIXO:   inclui pessoas que acreditam que nascemos com nossas capacidades e talentos prontos
  2. MINDSET DE CRESCIMENTO: inclui pessoas que acreditam que o esforço e a repetição podem melhorar nossas capacidades e talentos

Essa autora trabalha esse conceito de uma forma muito interessante, principalmente no capitulo 4, em que ela discute o papel do Mindset nos Esportes.

Olha que legal! Nesse capitulo   a Carol Dwek lista 8 atletas com talentos esportivos reconhecidos, mas que no inicio de carreira, não despertaram a mínima atenção de nenhum olheiro, pois náo tinham nenhum “talentos natos” visíveis…

Vou contar pra vocês 3 desses casos…O primeiro deles é o Michael Jordan , que foi cortado da equipe de basquete no ensino médio, não foi aceito na Universidade em que queria jogar, e só depois de treinar muito pra aperfeiçoar suas fraquezas, conseguiu espaço nas grandes equipes. O segundo é o pugilista Muhammad Ali, que no inicio de carreira tinha apenas velocidade, mas não tinha força, não tinha físico nem os movimentos coordenados de um grande lutador… O terceiro é Pete Gray. .Com apenas um braço , ele se tornou um jogador de beisebol excepcionalmente bom ,tendo chegado inclusive as divisões de elite.

Vendo esses exemplos, a gente volta pra pergunta que as pessoas me fazem com frequência…e fica muito claro pra mim…Sim, vale a pena treinar a comunicação, E, sim, é possível melhorar a comunicação durante toda a vida…Nos gostamos muito de pensar em nossos campeões, em nossos ídolos, seja no esporte , seja na oratória, como super-herois que nasceram diferentes de nos…nao gostamos de pensar neles como pessoas comuns que se tornaram excepcionais por seu esforço…mas em mais de 90% dos casos, é isso que acontece. É o esforço em busca de um forte desejo, que leva ao sucesso.

A dica de hoje, então, é a seguinte: Fuja do Mindset fixo. Não se acomode achando que o bom já nasce pronto. Abrace o Mindset de crescimento, va em busca de novas estratégias , e invista no treino e no esforço diário, como fizeram nossos grandes craques.

DWECK, Carol S. : Mindset – a nova psicologia do sucesso – Editora Objetiva 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *