LÁPIS E PAPEL AJUDAM A TORNAR MAIS SIMPLES A COMUNICAÇÃO

Colocar  nossas ideias   no papel, sempre facilitou o caminho para tornar real um projeto, um sonho, um desejo.  Escrever  nos ajuda a organizar o pensamento e por isso, encurta caminhos para grande realizações.

Na minha atividade profissional, auxilio profissionais de diversas áreas a  apresentarem suas melhores ideias e projetos. O principal desafio deles é serem compreendidos e, se possível, lembrados. Sabemos que estamos no caminho certo, quando conseguimos “desenhar” na cabeça do público, as nossas principais mensagens.  Só que pra que esse “desenho” expresse exatamente o que desejamos, há um processo importante que não pode ser ignorado. E é sobre esse processo que falaremos hoje.

Tudo começa com uma ideia. A partir dessa ideia original, muitas outras se unem, num emaranhado de associações de outras ideias. Em pouco tempo, o que parecia simples  se tornou complexo, até mesmo para o autor da ideia. Pra refazer esse caminho e desembaralhar essas ideias, uma velha ferramenta surge como um excelente aliado:  o “Pensamento visual ” .

O conceito de “Pensamento Visual” engloba qualquer estratégia que podemos utilizar pra traduzir uma ideia de forma gráfica. Essa “tradução” gráfica descomplica os conceitos, focando no que é mais importante da informação. Apenas o essencial  é  destacado, o que simplifica e facilita o entendimento.

Traduzir de forma simples um tema em questão, é uma das maneiras mais convincentes de provarmos que conhecemos bem o assunto. E nada mais fantástico do que pegar uma caneta e “rabiscar” elementos relacionados a esse tema.    Não se preocupe se você não é bom no desenho. Se for capaz de desenhar linhas, setas  e formas geométricas você já pode começar já.  Pegue canetas de cores diferentes e mergulhe no desafio de resumir seu conteúdo em uma única pagina.

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, pense em quantas palavras vem à nossa cabeça a partir de uma imagem. Transformar ideias em imagens é infinitamente melhor do que a “decoreba” dessas ideias.  A imagem facilita nossa fluência verbal e facilita ainda mais, a compreensão de quem assiste nossa  palestra. Invista no papel e caneta!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *