A célebre pergunta “ você trabalha com o que?” é onipresente quando o assunto é quebrar o gelo numa primeira conversa. Desde o inicio da nossa vida adulta, ela pode mudar de roupagem, mas está lá, sempre pronta pra iniciar um bate-papo. Os anos vão passando, às vezes essa resposta vai ficando mais fácil, outras vezes, mais difícil.
Recentemente, fiz uma enquete informal em uma das minhas redes sociais, e verifiquei que um dos primeiros entraves é decidir se respondemos essa pergunta pelo começo ou pelo fim. Ou seja, devemos responder baseados na nossa formação ou na nossa ocupação atual? A maioria do grupo que respondeu ( 68%) baseia sua resposta na ocupação atual . Perguntei também se as pessoas já tem uma resposta padrão, e novamente, a maioria (59%) diz que já tem uma resposta padrão . Há uma outra parcela (41%) que não tem uma resposta padrão, o que nos leva a pensar que adaptam a resposta de acordo com o interlocutor do momento. Quando perguntei se gostavam das respostas que davam, a maioria (67%) afirmaram que sim, enquanto 33% disseram não gostar das respostas que geralmente dão a essa pergunta. Finalmente , a pergunta decisiva foi relacionada ao tempo de duração dessa resposta: 62% levam menos de 30 seg , enquanto 38% gastam mais de 30 seg pra falar sobre o que fazem .
Essa última pergunta nos remete ao conceito de “Elevator pitch”, ou “Discurso de elevador”. Esse conceito é usado para definir um momento importante de fala onde temos um breve período de tempo para apresentar nosso produto ou negócio . Durante esse tempo, a ideia não é vender nosso produto, nem a nós mesmos. O objetivo principal é atrair a atenção da pessoa com quem falamos, para o que temos a oferecer. Após esse breve momento, nosso interlocutor pode nos conceder mais tempo, caso tenha se interessado. Caso contrário
, ele certamente levará nossas informações na memória e poderá nos indicar numa situação futura.
Encontrar as palavras certas nessa hora não é tarefa fácil. O tempo limitado nos obriga a fazer escolhas e distinguir o que é essencial de o que é detalhe. Cada palavra importa, nesse caso. Por isso, certifique-se de que sua fala responda, pelo menos a essas 3 perguntas:
- Quem é você e o que você faz
- Que solução seu produto ou serviço oferece?
- Quem são os potenciais beneficiários do seu produto ou serviço
Não é fácil. Para chegarmos à clareza do que desejamos transmitir e à simplicidade na maneira de falar, é preciso colocar mãos à obra. Pensar, rascunhar, organizar e treinar muito. Comece colocando no papel, na íntegra, tudo o que você acha importante e relevante sobre você e sobre o seu trabalho. Depois, organize as informações de um jeito que fique bem parecido com o jeito que você falaria. Na maioria das vezes, temos que cortar muitas palavras e tirar informações desnecessárias. Tudo para que o mais importante sobre você , sobre o seu trabalho e sobre seus projetos futuros, fique bem claro!
Não subestime nenhuma situação de conversa inicial. Qualquer quebra-gelo pode valer um excelente “Elevator Pitch”!